quarta-feira, 28 de março de 2012

(nos) Definindo pela escuta

 Olá pessoal,


Existem muitos assuntos essenciais interconectados ao tema, os quais postarei em recortes aqui neste blog.
Uma questão fascinante é a escuta.
Ao longo do tempo e dos exercícios que fiz para me desenvolver enquanto profissional e pesquisadora na área percebi o quão essencial é desenvolver e conscientizar-se pela escuta.
Escutar é algo tão profundo que desenvolver esta habilidade pode levar a grandes transformações, a grandes descobertas e consciência. Importante é escutar sem julgar para se fazer estas grandes descobertas.
De modo simples e categórico posso dizer que escutar tem dimensões que não estamos acostumados a perceber.
Há muito para comentar sobre isso e essa questão ainda estará presente nas próximas postagens.
Para iniciar, selecionei um vídeo que representa satisfatoriamente essa questão.
Trata-se do trecho final do documentário “Camelos também choram” dos diretores Byambasuren Davaa e Luigi Falorni, de 2003. Leiam a sinopse detalhada: http://cinema.terra.com.br/ficha-filme/0,,TIC-OI5216-MNFilmes,00+Camelos+Tambem+Choram.html
 "Camelos retrata, de maneira semi-encenada, semidocumental, o repúdio de uma mãe camelo por seu filhote branco recém-nascido. O filme inclui um elenco humano coadjuvante formado por pastores nômades da Mongólia."
Assistam ao filme (disponível para download).  Disponibilizarei o trecho final aqui no blog.
Voltarei a fazer os comentários na próxima postagem.
Bom proveito!


Um abraço,

Denise C. Suzuki

9 comentários:

  1. Esse filme revela a sabedoria implícita no convívio natural do ser humano com a natureza ...é de uma singeleza única!
    Bela introdução...quero ler mais sobre as dimensões da escuta.

    ResponderExcluir
  2. O ritual com a música à mãe camelo deu a ela algum sensível sentimento de arrependimento, e por isso recebeu seu filhote maternalmente. O som (musical) a sensibilizou de forma interessante. É extraordinário o efeito da música nos seres vivos. Antes de eu ver o filme, Denise, o que os camelos possuem de entendimento a sons musicalizados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Assistiu ao filme? O que você diria agora sobre o que me perguntou?

      Excluir
  3. Dê, estou buscando o filme!!!! Naquele dia não encontrei link para download. :( Você tem algum link para me passar para eu baixar o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você conhece arquivo torrent? O filme está disponível em: http://www.4shared.com/rar/6VAqlWgb/camelos_tambm_choram__2003__by.html
      É necessário ter programa bittorrent
      http://www.baixaki.com.br/download/bittorrent.htm

      O programa é excelente e facilita download.
      Quaquer coisa me escreva.

      Excluir
    2. Só fazendo o cadastro mesmo para baixar Dê. Que taxa ridícula de download... meu Deus! tsc, tsc... A internet no Brasil é ruim mesmo... aguardar. Obrigado pela ajudar Dê!!! :)

      Excluir
    3. Te passei um email com os passos para baixar. Cuidado com esses sites, tem muitos downloads na tela. Segue os passos para quem quiser:

      1) no site http://search.4shared.com/postDownload/6VAqlWgb/camelos_tambm_choram__2003__by.html clicar em download now

      2) clica em sign up

      3) em sign up coloca seu email e senha

      4) depois que voltar na tela inicial clica em Login

      5) Coloca o email e senha que vc colocou em sign up

      6) Espera 20 segundos

      7) Clica em Download File Now - Atenção, não clique no laranja ao lado dos 20 segundos. É em cima no Download file now.

      abraço

      Excluir
    4. Dê, assisti ao filme. Obrigado pela ajuda! Em parte é muito interessante. Eu falo isso pela falta de legenda integral. Em algumas falas não há tradução, o que prejudica maior capitação do enredo. Mas tirando os detalhes, o ápice foi entendido. Vê-se que o bebê camelo sofre angustiadamente o repúdio da mãe a ele. (Nasceu com coloração diferente da mãe, branco.) Que de todas as formas ele quer mamar e ficar perto da mãe. Os donos deles esforçando-se ao máximo a efetivarem a união familiar, em vão. Surge um músico convocado para o ritual. Ele toca um matouqin. Se fosse um violão? Esse instrumento de algo de especial? A mulher que canta, contribui de alguma forma ampla no ritual. A voz dela não é tão alta. Mediana. Acalma mais ainda a mãe camelo. Intrigante é antes de trazerem o bebê começarem a música somente com a mãe. Seria um estimulo ao instinto natural da mãe, um despertar através da música. Eu me lembro que meu professor de biologia do ensino médio dizia que os animais tem uma certa medida de raciocínio. E que até o peixes usam uma certa lógica. A mãe camelo parece ter reestruturado o entender da prole como seu bem precioso, indiferente da maneira que ele apresenta ser; e a base para isso foi impacto do som musicalizado que toco o fundo do ser da mãe. De alguma maneira existe sim o entender sensível dos animais à música. O que se espera dos humanos? A música aplicada a terapia pode resultar em bem-estar e observâncias agradáveis da vida. Creio que o choro da mãe camelo atesta que a música ajuda a restabelecer a harmonia e o equilíbrio de um ser.

      Excluir
    5. Olá Ricardo. Muito bom! Todas as questões que você coloca são reflexões comuns em musicoterapia. Talvez o violão pudesse acessar a mãe camelo tal como o matouqin, mas o instrumento é criação de uma cultura,bem como a afinação, o modo de executar e a elaboração da música. Nós temos que ser sensível a isso, estar profundamente conectados a essas questões para promover à qualquer ser, aquilo que lhe é merecido. Neste caso, se nos fosse acessível poderíamos fazer uma excursão até lá para sentir. No momento talvez nos reste apenas a internet, que para tal é um pouco limitada. Vá pesquisando seu instrumento, sentindo dele o que lhe é bom e depois pesquise como seria isso para outra pessoa, é um começo, que ajuda no desenvolvimento dessas questões. Obrigada pelo comentário.

      Excluir