segunda-feira, 26 de março de 2012

Sobre definir(mos) musicoterapia

O que é musicoterapia?

Para quem não conhece e se interessa por saber a definição de musicoterapia, poderá fazer uma busca no Google nos sites da UBAM http://www.musicoterapia.mus.br/musicoterapia.htm e nos sites das associações e faculdades. Neste você também encontrará artigos de musicoterapia; as associações de cada região; onde estudar; eventos e; lançamento de livros.
Para quem se interessa por estudar, poderá acessar o guia do estudante http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/musicoterapia-601836.shtml
Para aqueles que se interessam em interagir com os temas relacionados antes de entrar no curso, poderão acompanhar este blog, fazer comentários ou tirar dúvidas.
Afora comentários acima, este blog será, em primeiro lugar, destinado a todos que se interessem pelos assuntos: experiências musicais, musicoterapia,  projetos musicais de grande relevância social e assuntos correlacionados.
 Sobre definir(mos) musicoterapia - uma proposta didática e reflexiva
Se alguém me perguntar o que é musicoterapia, acredito que o melhor a dizer é: um curso e uma profissão. Todas as outras definições como, com quais meios atua (?), onde atua (?), para que serve (?) e se serve, serão particularidades da profissão e do profissional. O que realmente interessa saber agora é porque a tornaram uma profissão.
Musicoterapia – Mousikê Therapeuen
A arte das musas e a iniciação na cura.
Não é difícil sentir ou perceber que a música traz benefícios para o ser humano. Podemos começar por refletir a partir de nossa própria experiência sonoro/musical. O fato de ser uma profissão não colocará se é certo ou errado aquilo que sentimos sobre isso e o que podemos fazer com isso. E certamente, essa reflexão começará a fazer parte da compreensão do que vem a ser, para que servirá e, se será importante, útil e valioso. E aos poucos, durante esse processo, observaremos ao longo do tempo como isso se dá para outra pessoa, para outra comunidade, outro país (?!). E como a música foi fundamental para uma grande transformação pessoal, na comunidade, no país, no pós-guerra, no pós-terremoto, no renascimento de uma nação ou no fortalecimento do ser.
Esta questão sobre definição; sobre refletir acerca do assunto será o  ponto de partida. Aqui pretendo apresentar algumas situações onde a música é elemento essencial para transformação social/pessoal e para o fortalecimento.
Aqueles que já conhecem casos poderão comentar aqui ou mesmo poderei publicar no Blog e aos que não conhecem também poderão dar seus comentários e assim seguiremos com diversos assuntos interessantes relacionados a experiências musicais, reflexões sobre cura, terapia e desenvolvimento humano.
Eu desejo que esse blog possa contribuir com o desenvolvimento da musicoterapia e das atividades musicais como um todo e que seja resultado da construção de colegas musicoterapeutas, músicos, apreciadores e interessados.
Obrigada a todos e participem.
Um abraço,
Denise C. Suzuki

5 comentários:

  1. Marcia Chrysostomo Falcão28 de março de 2012 às 11:47

    Eba.... adorei ver e ler a iniciação do teu blog, parabens e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise,tenho um gato que foi rejeitado pela mãe! Ela rejeitou-o durante os 16 anos de sua vida trazendo muito sofrimento para seu filho! Ele ainda está vivo e conta hoje 19 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa que rapazinho forte! Nós poderíamos ter tomado medidas como no filme, o que você acha? um abraço

      Excluir
  3. Olá Profª Denise. Fiquei muito alegre em saber que tens um blogue sobre musicoterapia. Ele servirá de muita utilidade à divulgação desta área. Vou acompanhar sempre aqui seus artigos. Até mais porque quero ser seu colega de profissão e arte! Vou propor a leitura dele a outras pessoas que conheço que também são da música.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por acompanhar! Espero que acrescente infos para você. Um abraço.

    ResponderExcluir